ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Gestão
de tecnologia na escola. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/. Acesso em março 2013.
1-) Resumo
O
texto discute as formas pelas quais a escola pode se apropriar das tecnologias
de informação e comunicação – TICs, as possibilidades que se apresentam com
esses recursos, o papel dos gestores e coordenadores nesse processo, bem como a
formação destinada a esses profissionais. A autora comenta um processo de
formação realizado com diretores e coordenadores da região do Pará pela
Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP em parceria com a Universidade
Federal do Pará e conclui que cabe a cada educador(a) participar de processos
de formação que lhes possibilite criar redes colaborativas de aprendizagem
apoiadas em ambientas virtuais que possam auxiliar o coletivo da escola na
busca por caminhos adequados a sua realidade.
2-) Citações principais do texto:
“O uso das
tecnologias de informação e comunicação – Tic na escola, contribui para
expandir o acesso à informação atualizada e principalmente, para promover a
criação de comunidades colaborativas que privilegiem a comunicação; permitem
estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais
instrucionais tradicionais e rompem com os muros na escola (…) ” (p.1)
“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico administrativo,
instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que
enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o
desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola, tendo em vista a
escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos
disponíveis, entre os quais as TICs (p. 04)
“(...) A incorporação
das Tics na escola e na prática pedagógica não mais se limita a formação de
professores, mas se volta também para a
preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores (p.5)”
3-) Comentários (Parecer ou críticas)
Apesar
de concordar com a afirmação da autora de que o uso das Tics na escola
contribuem para formação de redes colaborativas e o estabelecimento de novas
formas de relação com o saber, penso que isso só ocorre se houver mudança na
concepção de ensino do profissional que faz uso dessas tecnologias. Caso o
profissional não rompa com concepções tradicionais de ensino, o uso feito das
tecnologias, seja pelo gestor(a), seja pelo professor(a) poderá ocorrer de
maneira limitada, dentro dos parâmetros da educação tradicional na qual os
sujeitos não tem um papel ativo na aprendizagem.
4-) Questionamentos (questões
levantadas ou dúvidas)
De que
maneira podemos utilizar a incorporação Tics na escola para repensar a própria
concepção educacional que embasa a atuação dos diversos profissionais nessa
instituição?
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