Fichamento do texto: Gestão de tecnologia na escola

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Gestão de tecnologia na escola. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/. Acesso em março 2013.

1-) Resumo
            O texto discute as formas pelas quais a escola pode se apropriar das tecnologias de informação e comunicação – TICs, as possibilidades que se apresentam com esses recursos, o papel dos gestores e coordenadores nesse processo, bem como a formação destinada a esses profissionais. A autora comenta um processo de formação realizado com diretores e coordenadores da região do Pará pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP em parceria com a Universidade Federal do Pará e conclui que cabe a cada educador(a) participar de processos de formação que lhes possibilite criar redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientas virtuais que possam auxiliar o coletivo da escola na busca por caminhos adequados a sua realidade.

2-) Citações principais do texto: 
“O uso das tecnologias de informação e comunicação – Tic na escola, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiem a comunicação; permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros na escola (…) ” (p.1)

“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola, tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TICs (p. 04)

“(...) A incorporação das Tics na escola e na prática pedagógica não mais se limita a formação de professores, mas se volta também  para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores (p.5)”

3-) Comentários (Parecer ou críticas)
            Apesar de concordar com a afirmação da autora de que o uso das Tics na escola contribuem para formação de redes colaborativas e o estabelecimento de novas formas de relação com o saber, penso que isso só ocorre se houver mudança na concepção de ensino do profissional que faz uso dessas tecnologias. Caso o profissional não rompa com concepções tradicionais de ensino, o uso feito das tecnologias, seja pelo gestor(a), seja pelo professor(a) poderá ocorrer de maneira limitada, dentro dos parâmetros da educação tradicional na qual os sujeitos não tem um papel ativo na aprendizagem.

4-) Questionamentos (questões levantadas ou dúvidas)
            De que maneira podemos utilizar a incorporação Tics na escola para repensar a própria concepção educacional que embasa a atuação dos diversos profissionais nessa instituição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário