VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e
papéis da tecnologia na gestão escolar. texto produzido para o curso Gestão
Escolar e Tecnologias: Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
1-) Resumo
O
texto discute as formas pelas quais as tecnologias podem se configurar como
aliadas do trabalho de gestão escolar.
Para isso, o autor demonstra a necessidade de se compreender a diferença entre
dados, informações e conhecimentos. O papel da tecnologia seria transformar os
dados em informações, de modo que as estas possam auxiliar as pessoas a gerar
conhecimentos sobre uma dada realidade que desejam apreender.
De
acordo com o autor, a criação de um ambiente informatizado que permita aos
sujeitos gerenciar dados e informações que resultem numa melhor compreensão
sobre os processos da escola, pode ter grande potencial, mas é um processo que
demanda diversos cuidados que passam pela delimitação clara dos objetivos,
organização das informações relevantes e criação de uma cultural organizacional
de colaboração. A implementação de um ambiente informatizado deve levar em
conta três fases: 1-) criação de um contexto de TI, 2-) desenho de um sistema
de TI e 3) Instalação de um sistema de TI que vai ser utilizado.
2-) Citações principais do texto
“Os
dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos (…) Não
revelam aspectos fundamentais para tentar interferir educacionalmente nesse
resultado.” (p. 01)
“(...)
a informação, na forma de um documento ou de uma comunicação audível ou visível
é uma mensagem (…) Para que dados transformem-se em informações é preciso que
se acrescente significado.” (p. 2)
“O
conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico
do que os dados e as informações.” (p.3)
“Então
se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir
constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento
possa ser acessado (…)” (p. 5)
3-) Comentários (Parecer ou críticas)
A
leitura do texto permite identificar de que maneira as tecnologias podem auxiliar o
trabalho de gestão da escola. A diferenciação feita pelo autor entre dado,
informação e conhecimento é fundamental para compreendermos que não basta o
registro de dados, como geralmente acontece nas escolas, se esses dados não
forem transformados em informações, que por sua vez precisam ser interpretadas para
gerar conhecimentos que possam auxiliar na tomada de decisões nos diversos
âmbitos da escola.
4-) Questionamentos (questões
levantadas ou dúvidas)
O
autor apresenta como uma das necessidades para a utilização efetiva das
tecnologias da informação na escola, a existência de uma cultura organizacional
de colaboração. Sabemos que o isolamento dos professores dificulta, como afirma
o autor, a criação de uma cultura de colaboração. Dessa forma, seria importante
pensar, de que maneira as tecnologias da informação podem contribuir para a
criação de um ambiente cooperativo entre os professores, funcionários e gestão
numa escola?
Nenhum comentário:
Postar um comentário