Fichamento do texto :Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar. texto produzido para o curso Gestão Escolar e Tecnologias: Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

1-) Resumo
            O texto discute as formas pelas quais as tecnologias podem se configurar como aliadas  do trabalho de gestão escolar. Para isso, o autor demonstra a necessidade de se compreender a diferença entre dados, informações e conhecimentos. O papel da tecnologia seria transformar os dados em informações, de modo que as estas possam auxiliar as pessoas a gerar conhecimentos sobre uma dada realidade que desejam apreender.
            De acordo com o autor, a criação de um ambiente informatizado que permita aos sujeitos gerenciar dados e informações que resultem numa melhor compreensão sobre os processos da escola, pode ter grande potencial, mas é um processo que demanda diversos cuidados que passam pela delimitação clara dos objetivos, organização das informações relevantes e criação de uma cultural organizacional de colaboração. A implementação de um ambiente informatizado deve levar em conta três fases: 1-) criação de um contexto de TI, 2-) desenho de um sistema de TI e 3) Instalação de um sistema de TI que vai ser utilizado.

2-) Citações principais do texto

Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos (…) Não revelam aspectos fundamentais para tentar interferir educacionalmente nesse resultado.” (p. 01)

(...) a informação, na forma de um documento ou de uma comunicação audível ou visível é uma mensagem (…) Para que dados transformem-se em informações é preciso que se acrescente significado.” (p. 2)

O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.” (p.3)

Então se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado (…)” (p. 5)

3-) Comentários (Parecer ou críticas)
            A leitura do texto permite identificar de que maneira as tecnologias podem auxiliar o trabalho de gestão da escola. A diferenciação feita pelo autor entre dado, informação e conhecimento é fundamental para compreendermos que não basta o registro de dados, como geralmente acontece nas escolas, se esses dados não forem transformados em informações, que por sua vez precisam ser interpretadas para gerar conhecimentos que possam auxiliar na tomada de decisões nos diversos âmbitos da escola.

4-) Questionamentos (questões levantadas ou dúvidas)

            O autor apresenta como uma das necessidades para a utilização efetiva das tecnologias da informação na escola, a existência de uma cultura organizacional de colaboração. Sabemos que o isolamento dos professores dificulta, como afirma o autor, a criação de uma cultura de colaboração. Dessa forma, seria importante pensar, de que maneira as tecnologias da informação podem contribuir para a criação de um ambiente cooperativo entre os professores, funcionários e gestão numa escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário